Por que desenvolver habilidades “soft skills” ?

Por que desenvolver habilidades "soft skills"?

Trabalhar para a ONU pode ser uma grande realização pessoal: uma função de relevo internacional, estar às voltas com projetos inovadores e interessantes, ter contato com muitas pessoas de línguas e culturas diferentes, ter a sensação de fazer a diferença para a humanidade em escala planetária, salário decente, etc.

Recebi de um amigo uma proposta de trabalho para a ONU/UNESCO. Não cabe para mim neste momento mas o que me chamou a atenção foram as habilidades esperadas de um novo colaborador.

Entendo que habilidades bastante gerais devem ser determinantes no perfil de quem se interessa por novas oportunidades na ONU/UNESCO, em qualquer âmbito. Obviamente, dependendo da vaga, a descrição deve variar e aqui só reproduzo uma parte de uma delas (a que recebi) mas presumo que seja um núcleo comum de habilidades exigidas em muitas oportunidades naquele órgão.

Habilidades e Competências:

  • Excelente capacidade de coletar, sintetizar e analisar informações de várias fontes e escrever documentos de forma clara e concisa.
  • Proatividade e iniciativa; capacidade e flexibilidade para gerenciar a carga de trabalho e trabalhar sob pressão, com capacidade de precisão, prestando muita atenção aos detalhes e à qualidade do trabalho.
  • Capacidade de manter arquivos e registros precisos; boas habilidades de organização.
  • Capacidade de trabalhar em um ambiente de equipe para atingir objetivos comuns.
  • Boas habilidades interpessoais com capacidade de manter relações de trabalho eficazes em um ambiente multicultural ambiente.
  • Capacidade de trabalhar de forma eficaz com pessoas de diferentes origens nacionais e culturais. Gênero, religião, raça, nacionalidade e sensibilidade e adaptabilidade à idade.

Quantos de nós reúnem tais habilidades?

São as famosas soft skills que continuamos ignorando em nosso currículo tanto em nossos sistemas de ensino na educação básica, quanto superior.

A questão não é nos prepararmos para trabalhar na ONU, isso tranquilamente não interessa a muitas pessoas.

A questão é não nos prepararmos para dialogar com o mundo.

Página para vagas na UNESCO no Brasil:

http://app3.brasilia.unesco.org/vagasubo/ >

Boa sorte!