Os textos (ou posts ou postagens) em um blog são mais curtos, coloquiais, espontâneos e aleatórios do que os artigos de revistas especializadas ou livros. Resultam de leituras, experiências e percepções pessoais. Embora informais, podem conter referências listadas no final do artigo para o leitor se aprofundar, caso queira.
Enquanto o blog existe para um público, as publicações acadêmicas jogam para os interessados naquela área de pesquisa, isto é, favorece alguma forma de progressão na carreira. Você sempre pode concordar ou discordar com o que lê em um blog, só não é recomendável que se use como referência acadêmica direta (claro, há exceções).
Se uma postagem pode ser lida em 5 minutos ou menos e tem a capacidade de ajudar o leitor a refletir ou formar uma ideia sobre algum assunto importante para ele, já está valendo!
Blog combinado a webinar e desejo de participação: nasce o webinar invertido.
Juntos a outras pessoas, nós, da RL, criamos o conceito de webinar invertido.
A ideia é que uma pessoa se prepare para participar de uma transmissão ao vivo,. Ela faz isso lendo antes do encontro uma postagem sobre aquele tema em um blog.
No próprio blog há o link para o webinar. Do vídeo gravado pode-se retornar ao texto do blog também se o assunto chamar a atenção de quem assistir.
A parte mais interessante é que o webinar não é esquecido: os debatedores voltam à área onde está a gravação tempos depois para dialogar e responder as dúvidas. Enquanto o webinar comum se esgota em si mesmo, o webinar invertido pode ter uma “cauda longa” com participações de muitas pessoas: autor do texto no blog, debatedores do próprio webinar e todos os interessados. Uma vez realizada a transmissão, entram em cena os verdadeiros interessados, as pessoas que tem muito a dizer e compartilhar mas não tem tido espaço. Pode participar por escrito da forma que quiser, dúvidas terão eco e resposta.
O webinar invertido horizontaliza as discussões e valoriza as pessoas que, de outro modo, só teriam poucos minutos para perguntar com pouca chance de serem atendidas.
No webinar invertido uma muda de ideias pode se tornar uma floresta!
Todas as Terças as 19h lançaremos um novo texto no Blog e um novo vídeo no canal do Youtube da RL Consultoria Educacional sobre o mesmo tema, discutido com especialistas.
Link para o Canal do Youtube: https://youtu.be/nIEMMJxBbCk
Prof Dr. Ronaldo Barbosa – Professor da Unicamp e Diretor de Tecnologia Educacional na RL Consultoria Educacional
Profa Dra. Lana Paula Crivelaro – Doutora em Educação pela Unicamp e Diretora Pedagógica na RL Consultoria Educacional
[1] TURKLE, S. Alone Together. Philadelphia: Basic Books, 2011.