Algumas dicas rápidas que reunimos como uma recapitulação para aulas previamente baseadas em discussão, ministradas de forma online:
As sessões de zoom começam silenciosamente. Talvez suas câmeras estejam desligadas. Inicie as reuniões do Zoom 15 minutos antes da aula e fique 15 minutos depois da aula. Isso pode promover um tempo social informal para comunicação entre os alunos e entre os alunos e o (s) instrutor (es) ao recebê-los na aula.
Você não tem que falar para o vazio. Configure um Jamboard por meio do Google Drive com um prompt. Os Jamboards são um excelente aquecimento. (e não se esqueça, eles precisam de aquecimento, agora mais do que nunca). O Google Jamboard é um quadro branco inteligente que se conecta ao ecossistema do buscador, em especial o G Suite, a suíte de soluções corporativas do Google. O Jamboard é uma das opções em + Novo junto com Planilhas Google ou Google Docs (clique em Mais se não conseguir ver). Use notas adesivas, imagens e lápis para coletar ideias, questões para discussão, etc. As ferramentas estão na barra à esquerda da tela. Depois de coletar, os alunos também podem “classificar” ou “agrupar” tópicos, perguntas e ideias. Todos no Jamboard podem mover todo o resto.
Qualquer classe com mais de 4 pessoas terá direito a uma sala de apoio.
Dê-lhes mais tempo do que você acha necessário para discutir. Eles precisam de oportunidades sociais. Fique fora da sala, se possível. Muitos se sentirão intimidados se você os assistir sem motivo. Incentive o uso do “botão pedir ajuda”.
Experimente a edição em tempo real em um Documento Google em grupos.
Planejando um projeto em grupo? Use as tabelas do Google Docs e faça com que os grupos preencham as informações enquanto trabalham juntos nas salas de descanso.
Alunos de graduação? Peça a eles que editem um resumo para a leitura, sempre ao terminar uma seção, tópico ou tema.
Coloque passagens de leitura em um Documento Google (digite um parágrafo) e use comentários para ler de perto.
Você não precisa aprender outro software sofisticado. Muitos alunos mal conseguem se lembrar da funcionalidade do Word ou do Google Docs porque estão aprendendo a usá-los.
Um iPad como câmera de documentos, com marcador (ponta mais grossa) e múltiplas folhas de papel branco pode auxiliar na visualização fornecida anteriormente por quadros e notas de grupo. Uma prateleira de armário de arame pode ser um suporte adequado, ou você pode até apoiar seu telefone entre duas enlatadas de peso suficiente.
Defina as configurações de zoom para permitir que você entre na chamada duas vezes: uma vez no iPad / telefone, uma vez no computador.
O feedback do conteúdo é mais eficiente e tem maior retorno do seu investimento do que as edições de linha no nível de graduação. Além disso, corte o tempo de avaliação pela metade. Ninguém tem tempo para micro gerenciar nada agora. Facilite a vida de todos.
Crie uma rotina: Sempre que possível, crie uma rotina consistente que os alunos possam seguir semana a semana para fornecer estrutura ao seu curso. Isso pode ocorrer quando você realiza sessões de aula síncronas, como você honrará os 5 “dias de bem-estar” designados pela universidade e criará intervalos adequados para os alunos, ou quando as tarefas ou atividades forem devidas e onde / como os alunos acessarão os materiais do curso, como vídeos, leituras etc.
Peça aos alunos que assumam a liderança. Atribuir líderes de discussão aos alunos pode criar oportunidades de colaboração e responsabilidade. Os líderes podem ajudar a criar prazos, facilitar as discussões em fóruns e / ou salas de apoio e incentivar a participação dos colegas.
Espero que tenha gostado das dicas para ensinar remotamente, que surgiram a partir de pesquisas com alunos sobre o que tem funcionado melhor.