5 dicas para o envolvimento dos alunos e retenção de conceitos

Como podemos manter os alunos aprendendo e engajados em meio a tantas outras distrações? Primeiro, considere que todos os alunos aprendem de maneiras diferentes. Os alunos são mais receptivos a diferentes atividades com base em seu estilo de aprendizagem específico (Visual, Auditivo, Cinestésico / Tátil, Interpessoal, etc.). Ao longo do dia, varie os planos de aula para acomodar todos os tipos de alunos; isso vai manter os alunos ativos e menos propensos a cair em estupor.

Aqui estão mais cinco maneiras de manter os alunos envolvidos em aulas:

 

1. Utilize tutoriais em vídeo e recursos online

Os vídeos são uma forma rápida e envolvente de explicar conceitos. Os vídeos educacionais online geralmente duram cerca de 3-5 minutos e incluem gráficos que ilustram o conceito explicado por uma narração que o acompanha. O uso de cores, diagramas, recursos visuais e efeitos sonoros atraem os alunos visuais e auditivos.

Eles são particularmente úteis na descrição de processos ou fenômenos que são difíceis de testemunhar na vida cotidiana. Os efeitos especiais e as imagens permitem que os alunos vejam o interior do corpo humano, explorem as profundezas do oceano e visitem o núcleo da Terra.

A tecnologia agora é uma grande parte da vida do aluno. Aproveite a funcionalidade dos recursos online para tornar a aula o mais envolvente e interativa possível! A National Geographic constrói seu próprio mapa interativo e uma variedade de jogos educacionais apropriados para o nível da série e podem ser facilmente integrados à aula.

 

2. “Ludifique” a sala de aula

Em sua palestra no TED, Jane McGonigal afirma que as atmosferas lúdicas, de jogos, inspiram as pessoas a “fazerem algo que importa” e permitem que os jogadores cooperem e colaborem. Os jogos incentivam, mas se concentram em um objetivo mais abrangente.

Adapte os planos de aula em uma estrutura de jogo onde os alunos recebam o reconhecimento de suas realizações acadêmicas. Além disso, faça com que os alunos trabalhem juntos, como um grupo, para atingir um objetivo ou chegar ao “próximo nível” – isso reforça a colaboração / cooperação sobre a competição individualista e a comparação.

 

3. Faça Projetos Colaborativos / Trabalho em Grupo

Reserve um tempo para dividir a classe em grupos de trabalho menores e dê aos alunos uma sugestão que reforce o conteúdo aprendido naquele dia. Trabalhar em grupos permite que os alunos discutam o material com seus colegas, obtenham diferentes pontos de vista de compreensão e promovam sua própria compreensão de um conceito. Fornecer aos alunos um “prompt” aberto estimula o pensamento crítico em torno do material de aula; isso promove a aplicação de conhecimento e uma abordagem prática para a retenção. Isso também incentiva a pesquisa externa. As crianças mais novas podem utilizar esses sites de busca segura para realizar pesquisas online.

 

4. Reflita e resuma em vários formatos

É muito fácil esquecer as coisas depois de uma hora – quanto mais um dia – especialmente quando apresentado com muitas informações novas. Pesquisas mostram a vantagem de resumir os tópicos aprendidos no final de uma palestra com o Efeito Primazia-Recência. Resumindo, os alunos retêm o que foi dito durante a primeira parte da aula (aproximadamente 10 minutos) e a última parte da aula. Reservar um tempo para resumir também requer que os alunos extraiam as ideias-chave de um tópico / lição.

Dê um passo adiante e permita que o resumo seja criativo e flexível: os alunos podem (para citar alguns) ilustrar / desenhar diagramas, criar uma música, coreografar uma dança, escrever / ler em voz alta uma recapitulação da lição. Dessa forma, os alunos estão fazendo o resumo no formato ao qual eles são mais responsivos (considerando diferentes estilos de aprendizagem).

 

5. Conecte-se aos seus alunos

Por fim, é importante conhecer seus alunos. Saiba mais sobre seus gostos / interesses e as características que os tornam únicos – comece lembrando o nome de cada aluno. Você será capaz de sintetizar um plano curricular que retransmite o material da maneira mais relevante. Além disso, construir um relacionamento com seus alunos e expressar cuidado com seu sucesso pode inspirá-los a se aplicar mais na sala de aula!